"Suspiro, anseio secreto revelação de um afeto..."



4 de junho de 2009

O QUE É SER HUMANO?

Humano segundo o dicionário é relativo ao próprio homem; Bondoso, humanitário.
Humanitário por sua vez, é o que visa o bem da humanidade, ou de um grupo de humanos; Bondoso, humano.
Até que ponto nós somos humanos?
Será que nós somos realmente humanos?
Na evolução das espécies nós nos destacamos pelo grau de racionalidade, no entanto toda essa evolução não serviu para que nós nos tornássemos realmente humanos, dotados de bondade. Humanitários.
Os irracionais matam para sua sobrevivência, ou atacam quando se sentem ameaçados, é a cadeia. Nós matamos por simplesmente matar. Porque vai preencher o ego, “porque eu sou mais forte do que o outro e preciso provar isso”.
Não temos amor ao próximo.
Seria mais adequado falar então em brutalidade humana, ou melhor, bruto humano, por tal selvageria. Compaixão? Empatia? Não são qualidades, são defeitos.
Na noite do último dia 30 de maio, um humano frio, cruel, atropelou dois jovens em São Paulo, não por acidente, mas por vontade, por querer. Um deles, o Rafael, morreu na hora, o outro, Vinicius, teve traumatismo craniano e está no hospital. O criminoso: tem 19 anos apenas.
Que ser humano é esse que não se importa com a vida alheia, que tem alma assassina, perversa, vingativa, que calcula a morte. Que espécie é essa? Que se corrompe, agride, magoa, fere. Será que é humano?
O que é “ser” humano?
A cada dia nos noticiários temos a prova de que vivemos em uma sociedade com indivíduos nefandos, sem humanidade.
Dizem por aí que todos nós somos iguais, mas eu prefiro pertencer a qualquer outra espécie que não seja a humana, eu prefiro ser diferente, mas ter bondade, dignidade, compaixão e amor pela vida. Tenho certeza que você também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Afetos...