"Suspiro, anseio secreto revelação de um afeto..."



4 de junho de 2009

POLÍTICA EDUCACIONAL?

Quando o assunto é educação, imediatamente pensa-se em qualidade e, contiguamente ao pensar-se em qualidade, pensa-se em política. Mas a que espécie de política a educação está vinculada?
A política que envolve, ou ao menos deveria envolver, a educação preza antes de tudo, pelo respeito às pessoas envolvidas no processo de ensino aprendizagem, de maneira mais direta: o professor e o aluno. Praticar uma política educacional não significa fazer “politicagem”, angariar votos, ou até mesmo, fazer dos profissionais de educação meros fantoches, agindo de maneira ditatorial, disseminando o medo, o medo de perder não só o posto de professor ou diretor como o salário e, a revolta que é abafada pelo medo.
Ora, o ensino ditatorial já não cabe no século XXI. O professor é um cientista educacional, que orienta, coordena, media e atua como organizador do processo de ensino - aprendizagem.
Relembremos então o conceito de educação: A palavra educação vem de educare, e quer dizer, ação de amamentar. O termo educação também tem origem na raiz latina educere, que pode ser explicada como a ação de orientar o educando. Atualmente, as práticas pedagógicas em sala de aula acolhem esta etimologia.
A palavra política está amparada pela expressão grega polis, que quer dizer cidade. Os termos política e cidade remetem à vida em sociedade, permeadas de ações e atuações de direitos e deveres, de modo que a escola trabalha não só a cidadania, mas a política a que a ela está associada, dentro de uma perspectiva democrática. A escola tem função primordialmente social.
A política no âmbito educacional refere-se à instrução ou aos procedimentos de formação que se dão para fins educativos e que não se restringem aos muros escolares. Ao falar em política educacional, faz-se alusão a uma política que trata da educação escolar em seus níveis e modalidades em contorno abrangente, à educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e à educação superior.
Política educacional não significa política partidária, pois esta deve ser estabelecida em espaços e ambientes adequados, a escola é o ambiente favorável para atentar à qualidade da aprendizagem, ao bem comum do seu cidadão, da coletividade, da comunidade e, sobretudo da respeitabilidade, seja com seres humanos, profissionais ou aprendizes, portanto dentro da instituição Escola, a política sem intenção partidária, deve ser objeto constitucional do currículo, a outra, não faz parte desse universo.

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