"Suspiro, anseio secreto revelação de um afeto..."



31 de março de 2011

Incômodo!





O que faz uma pessoa acostumar-se? Acostuma-se ou Acomoda-se? Acomoda-se!
O comodismo sempre parte de uma relação de conforto. O comodista espera sempre que o outro trabalhe e programe também bem-estar dele.
A ideia de que a pessoa não se sente convocada em fazer uma simples tarefa ou inverter uma situação é fruto de um excesso de confiança em uma relação, algo perigoso.
A pessoa acredita na auto-suficiência do outro e, não percebe que agindo de tal maneira absorve as forças do outro. Que muitas vezes deixa de cuidar de si, perde-se o tempo. Morrem as vontades, reprimem-se os desjos.
A velha máxima "dar sem receber" cabe perfeitamente aqui, nessa relação de comodismo o outro fica sempre em desvantagem, doa-se por completo, dedica-se e, na maioria das vezes (maioria mesmo!) não recebe absolutamente nada em troca. A não ser mais cobranças.
O comodista ainda utiliza de expressões do tipo: "como é pra mim você não faz", ou com a voz mansa diz " faz um favor pra mim?". Nota-se então que nesse aspecto comodismo e egoísmo se confundem.
Os comodistas são capciosos, envolvem e colocam o outro em uma posição que ele sempre se sente obrigado a fazer, porque acha que deve retribuir alguma coisa (que coisa?). O comodista sempre espera que façam algo por ele, gosta de abusar de uma possível carência. São dados a exclusivismos.
O interessante nesse jogo simbólico é que a tomada de consciência do outro se dá de maneira radical, aí, coitado do comodista...





Meg Heloise

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Afetos...